20 setembro 2005

ePaper (Papel Eletrônico)

ePaper


Em breve, nos estabelecimentos mais próximos da sua casa...




Esta começando uma corrida. Cada dia melhorando, ficando mais bonito, mais colorido, e até com promessas de movimento.








O que é:


Pra quem não conhece, o ePaper é um gadget (Dispositivo) que pretende substituir o papel comum que conhecemos hoje, trata-se de uma película de plástico flexível que tem espessura de mais ou menos o equivalente a 3 fios de cabelo (muito parecido com transparências usadas em retro projetores), e pode ser dobrado ou torcido sem perder a qualidade da imagem projetada nele. Ele ainda permite que a imagem seja atualizada por meio de um computador ou celular por Wi-Fi (tecnologia sem fio) quantas vezes forem necessárias, e o melhor, em alguns modelos não é necessário o uso de baterias ou qualquer outra forma de alimentação de energia.







Como Funciona:


O motivo do ePaper poder ser dobrável se dá ao fato de ele não emitir luz, como conhecido nos diversos dispositivos encontrados hoje (monitores, telas de celulares, Palm-tops, etc...), mas sim refleti-la (como faz o papel comum), criando uma sensação de leitura agradável e idêntica. Você poderá olhar de qualquer ângulo que a imagem não se alterará.


Tecnologia:


As tecnologias estão sendo estudadas por diversas empresas. A Fujitsu usa, em sua tecnologia, três finíssimas camadas para formar a imagem por RGB (Red, Green , Blue – Vermelho, Verde e Azul). Já a philips usa uma tecnologia chamada “electrowetting”, que permite manipular óleos coloridos nos pixels (pontos) com rapidez e exatidão para poder criar imagens de vídeo perfeitas. A Xerox usa um sistema que eles batizaram de Gyricon (do grego, gyrius - girar, icon - figura). Trata-se de milhares e milhares de minúsculas bolinhas metade brancas e metade pretas, mais ou menos a idéia inicial dos televisores. Essas bolinhas flutuam em cavidades cheias de um líquido especial e que giram sob a tensão de impulsos eletro-eletrônicos, para ele, seria necessário uma “impressora” do tamanho de um mouse e com um custo insignificante.









Conteúdos:


O conteúdo para o ePaper poderá ser baixado pela internet, pelo celular, ou mesmo por chips comprados em diversas lojas (como bancas de jornal, livrarias, etc...). Existem alguns boatos da criação de terminais em outros tipos de lojas (como lojas de roupas, calçados, etc...) onde você poderia usar o conteúdo, por exemplo, para fazer combinação de roupas, dicas para presentes, etc... Muito ainda está para ser estudado e evoluído em cima dessas tecnologias, e as empresas não estão medindo esforços para investimentos em pesquisas, estão prometendo aumentar a resolução e quantidade de cores (hoje por volta de 65 mil) das imagens obtidas e até colocar movimento, criando-se pequenos vídeos. Logo teremos jornais idênticos aos apresentados no filme “Harry Potter”.







Poderá ser usado por:


Jornais, livros, revistas, cartazes publicitários, outdoors, displays e todos os outros meios de comunicação escrita ou de imagens, e-mails, mapas, SMS e creio que daqui algum tempo até com GPS, propagandas em lugares públicos (estações de trem e metrô) e superfícies curvas. Ainda não há navegação de usuário pelo dispositivo, a navegação é feita somente por um aparelho externo


Evolução:


Estão prometendo para o ePaper outros recursos múltimmdia, como áudio, vídeo e até navegação. Por ter no dispositivo Wi-fi ou Bluetooth, espera-se ter conexão direta com a internet. Outros dispositivos domésticos também poderão interagir com ele, como televisores, etc... Mas lembrando-lhes que isso tudo esta em pesquisa. O futuro real da tecnologia deve ser muito além disso.









Quando:


Muito se falou sobre esse produto, estimava-se que em 2001 a tecnologia estaria aí, mas todos sabem que novidades tecnológicas sofrem diversas mudanças antes de realmente aparecer no mercado. A Fujitsu pretende lançar seu ePaper no mercado entre abril de 2006 e março de 2007. Ela demonstrou no Fujitsu Fórum 2005, que aconteceu nos dias 14 e 15 de julho em Tóquio.


Preço:


Ainda não foi divulgado qual será o prego da tecnologia, mas como todo mundo sabe. O produto sempre é lançado com o preço nas alturas e conforme sua popularização tende a cair gradativamente. Como a proposta dessa tecnologia é extremamente convidativa e ecológica, creio que em muito breve veremos crianças indo para as escolas com os ePapers na mochila ao invés dos tradicionais livros.







Outras Informações:


Atualmente, o consumo mundial de papel é de 300 mil toneladas e o uso de computadores tem aumentado o consumo ao invés de diminuí-lo. As reservas de papel jornal são limitadas e, seja daqui a 20 ou 100 anos, tendem a acabar. O ePaper surge como a alternativa que pode revolucionar as indústrias de comunicação do século XXI. Quando for produzido em grande escala, será bem mais barato que o papel comum, devido ao seu reaproveitamento.


Para as editoras de livro, estima-se que a tecnologia gere uma economia de quase um terço dos gastos com manufatura. Para as empresas jornalísticas, o lucro poderá aumentar em 2,5 vezes, já que a matéria-prima será bem mais barata (aproximadamente U$1 por folha).


De acordo com a Xerox, “dificilmente o ePaper substituirá completamente o papel convencional. Inicialmente ele será um complemento e pode até vir a substituí-lo em algumas funções por razões de custo ou armazenamento. Ainda existem limitações, como o uso de cores, mas eliminá-las é apenas uma questão de tempo.”



Nenhum comentário: