20 setembro 2005

Deep Light - 3D TV

Deep Light - 3D TV
O mundo 3D na sua sala ou escritório


Sem óculos ou qualquer outra parafernália tecnologica






O Que é:
Essa nova tecnologia entitulada HD3D (High Definition 3 Dimension) promete substituir sua TV e outros e outros periféricos em um aparelho que possa projetar imagens em 3 dimensões e, ainda, causando a sensação de pular para fora da tela. Tudo isso a olho nú... sem precisar de óculos ou qualquer outro aparelho que se coloque sobre os olhos. Se promete ainda que essas imagens terão touch screen (sensíbilidade ao toque), também sem necessitar aparelho algum. Você poderá interagir com a imagem projetada a sua frente, como por exemplo, se você estiver assistindo a um canal de previsão do tempo em que aparece um globo, você poderá girar-lo com a ponta do seu dedo, conseguindo enxegar o mundo do ângulo que você quiser. Essa idéia quer substituir a forma de como vemos as midias display (visuais) nos dias de hoje. Ela ainda tem a capacidade de apresentar diversas "visões" em uma mesma tela para diferentes telespectadores, complicou??? calma que eu explico... Imagine seu filho assistindo ao seu desenho preferido em um lado da TV, enquanto sua mulher do outro lado está assistindo (na mesma tv) ao jornal (hehehe, mulheres também são inteligente ou pensa que elas estaria só assistindo fofocas e novelas) enquanto você no meio assistindo futebol. Um sem atrapalhar o que o outro assiste. E isso tudo sem causar nauseas como certas tecnologias hoje o fazem.





Como Funciona:
As TV's convencionais oferecem 500 linhas de resolução. As TV's com a maior resolução hoje alcançada chega a ter 1.050 linhas. Deep Light contém 1.280 linhas de resolução, uma imagem muito mais nítida do que as melhores TV's hoje fabricadas e ainda com uma incrivel sensação de profundidade e 3D. A Deep Light usa um conceito de Estereoscopia, onde a luz de um pixel (ponto luminoso) é dividida em 2 partes e enviada metade para cada olho, em posições diferentes, a imagem que você vê com o olho direito é diferente do outro olho, causando a sensação de profundidade. Os pixel's hoje projetam imagem em um diâmetro aberto, para fazer o efeito de "multiplos canais" ao mesmo tempo, o pixel foi "quebrado" saindo do conceito de arredondado para "pontiagudo" (a imagem abaixo tem mostrar mais ou menos como funciona) o nome dado a esse conceito é Multiplexing.




Imagine mais ou menos assim. você tem 30 Imagens por segundo sendo projetada em 10 ângulos diferentes. That's it... você tem o 3D.





Como:
Para que o efeito seja realmente alcançado, algumas das midias hoje terão que mudar a forma de captar imagens, isso influencia diretamente em produtoras de cinema, cada filme teria que ser filmado com diversas câmera em diversos ângulos, para assim poder reproduzir com o efeito desejado.
James Cameron (diretor de "Titanic), um technofilo (amante de tecnologia) diz se preparar para estereoscopia e esperar a tecnologia começar a fazer sucesso tanto para indústria cinematográfica quanto para o consumidor.

"I'm doing all my films in stereo from now on, and just waiting for the display technology to catch up, both at the theater and the consumer level." James Cameron

Alguns filmes já foram testados nessas técnologias, Polar Express (O Expresso polar), por exemplo, foi um deles. 2% das animações feitas com a animação de Tom Hanks foram criados com uma tecnologia chamada Imax 3D. E essas poucas cenas foram responsáveis pela venda de 22% da bilheteria. Ainda temos muito pra ver pela frente.

A HD3D não é a primeira, nem a melhor, tecnologia para mudar o conceito de como as pessoas assitem TV (com interatividade), mesmo com o avanço do cabo e satélite (onde você tem uma "certa" inteiração), a cultura de como se assiste TV continua a mesma. Inclusive a TiVO continua sem expressar nenhuma atenção quanto à TV's interativas.

As empresas de games também estão de olho na tecnologia, porém ainda não se expressaram.





Avanços:
A Sharp já vendeu 3 milhões de telefones celulares com tecnologia 3D desde 2003 e estão terminando um projeto para oferecer Laptops com a alternancia em 2D e 3D. O governo da Koreia do Sul recentimente anunciou um projeto entitulado "3-D Vision 2010" para fazer TV's estereoscopicas em 5 anos e diversas companhias estão correndo atrás das peças que montam esse quebra cabeça para poderem desenvolver a sua. Só em abril a Toshiba veio anunciar uma nova tecnologia de projeção 3D para televisores. " Esse é o reino dos televisores e o Santo Graal do 3D " disse o presidente de area de pesquisas da Insight Media. O problema encontrado ainda é a velocidade de processamento do Multiplexing. Enquanto um filme precisa ter 24 frames (imagens inteiras) para "enganar o cérebro" a sentir a sensação real do movimento, um vídeo precisa de 30. Já o Multiplexing necessita 300 para causar a impressão desejada. A Toshiba usou um cenceito um pouco diferente para conseguir o efeito 3D. Suas Flat-Screens (Tela plana) usam uma alternancia nas linhas que formam o pixels para produzir imagens em diferentes ângulos para cada olho, porém isso causa uma queda de resolução de 480 linhas (contra as 1.280 linhas do Deep Light). Se a tecnologia sofrer um grande impacto nas salas dos consumidores, a primeira indicação é de que venha a ser comercializado com a tecnologia Multiplexing.

Ainda há muito para se evoluir, mas eu posso garantir que teremos em muito breve uma dessas na sala de casa.





Quanto:
A Deep Light promete vender monitores de PC's por volta de U$ 5.000,00 e Televisores por volta de U$ 10.000,00. Um preço apreciavel para os amantes de Home Theater, porém esses valores só poderão ser alcançados com venda e produção em massa.
A venda prevista deve crescer muito ao passar dos anos, mas só chegará a ficar realmente acessível em 2010, onde pretendem ter vendido até 8 milhões de unidades para o setor privado. Os Japoneses dizem ter o projeto pronto por volta de 2020, mas como a tecnologia hoje voa de jatinho particular, pode ser que vejamos isso muito mais cedo até que 2010.





Onde:
Estão començando a fazer alguns apetrechos para usar essa técnologia, fora televisores e monitores, ainda temos balcão de informações em shoppings, maquinas de apresentação de cosméticos, quiósques de informação e até caça-nikeis, mas nada ainda foi efetivamente comercializado, tudo está na base de protótipos. Quem sabe... chega logo...

Configuração:
Resolução - 756x243 por olho (756x486 quando vista em estereo)
Cores - 32.000
Linhas de Resolução: por volta de 1.280 linhas (dependendo da tecnologia)
Tipos de padrão: NTSC composite, YC, RGB ou VGA(com um VGA - NTSC,YC ou 60Hz analogico RGB conversor) ou PAL (50Hz por canal e resolução de 768x576).

Quem:
O criador desse projeto chama-se Dan Napes, porém infelizmente não consegui achar muita informação sobre ele.

Dessa vez eu vou ficar devendo videos para o pessoal, pois foi muito dificil achar qualquer matéria que falasse sobre essa técnologia, mas prometo pra vocês que assim que eu achar algum vídeo eu coloco aqui.


Nenhum comentário: